Projecto Educativo 2022/2025

Plano de Atividades 2023/2024

ATIVIDADES AO LONGO DO ANO

Desfolhada (2023)desfolhada2023 2desfolhada2023 1

A desfolhada é uma das tarefas agrícolas mais alegres do nosso país. Depois da ceifa do milho valências infantis, lar de idosos e colaboradoras juntaram-se para a bela desfolhada em busca do "milho rei" (espiga de milho com grãos vermelhos), ao som de lindas músicas populares.

Idosos e crianças interagiram na atividade partilhando conhecimentos entre eles passando assim grandes momentos de diversão e como é gratificante ver esta interação!

Terminado o "trabalho", tínhamos à nossa espera um delicioso lanche.

Dia Mundial da Alimentação (2023)dia alimentacao 2023

No dia 16 de outubro celebramos o dia mundial da alimentação na nossa instituição. Nesse dia todas as crianças tiveram oportunidade de colocar as mãos à obra e experienciar um momento único. Assim, os pequeninos dos berçários e salas de um ano realizaram uma atividade mais sensorial, puderam contactar com a massa de pão mexendo e percebendo a textura e no final cada criança teve direito a levar três pães para casa para partilhar com a família, para a realização da atividade contamos com a colaboração de um pai padeiro. As crianças das salas dos dois anos, fizeram bolachinhas húngaras, tiveram a oportunidade de mexer na massa e utilizar forminhas para cortar, contaram também com a colaboração de um pai pasteleiro e no final também levaram bolachinhas para casa. As crianças do pré-escolar revelaram-se uns verdadeiros cozinheiros, na sala dos três anos fizeram panquecas deliciosas de aveia e banana, na sala dos quatro um delicioso batido de banana e morango e para completar a ementa, a sala dos cinco anos fizeram uma salada de fruta para a sobremesa. Foi desta forma que vivenciamos o dia da alimentação, dando a conhecer às crianças que devemos manter uma alimentação equilibrada e saudável para crescermos felizes e fortes.

Halloween (2023)Halloween2 2023Halloween1 2023

O Halloween é uma tradição que, embora não sendo nossa, é cada vez mais vivida pelas crianças de uma forma intensa e, por isso, toda esta semana foi dedicada a atividades assustadoramente divertidas. As abóboras, as bruxas, os fantasmas, os morcegos e os vampiros invadiram a Fundação Centro Social de S. Pedro de Rates. Buuuh!!

Magusto (2023)magusto2023 2magusto2023 1

O Magusto foi comemorado toda a semana na nossa instituição e culminou com o tradicional Magusto.

“Castanhas quentinhas ao lume a estalar, nós fomos assá-las até nos fartar”.

Valências infantis e lar de idoso juntos, a vivenciar esta deliciosa tradição!

Dia Mundial da Prematuridade (2023)prematuridade2 2023prematuridade1 2023

Hoje, dia 17 de novembro, celebramos o Dia da Prematuridade. Uma data que nos lembra que mesmo nos começos mais delicados, cresce a esperança e a vida na sua forma mais valiosa. É um dia que destaca a importância de conscientizar a sociedade sobre os desafios que os bebés prematuros enfrentam. Na nossa instituição temos crianças que foram bebés prematuros e que são a prova viva de que a força e resiliência nascem nos momentos mais desafiadores. Os pais são a coragem inabalável sempre presente. Não esquecemos também a dedicação incansável dos profissionais de saúde que fazem o impossível acontecer todos os dias. Assim, queremos que este dia seja uma luz roxa brilhante, cor dedicada a este dia que simboliza a sensibilidade e excecionalidade.

Natal (2023)natal2023 1natal2023 2

Nesta quadra natalícia, as crianças das valências infantis passaram estes dias na elaboração das lembranças para enviar para casa, na realização das decorações de natal, quer nos espaços comuns das diferentes valências quer nas próprias salas.

Houve tempo ainda para muitas surpresas descobrir e histórias de natal para explorar.

As crianças mais velhas tiveram a oportunidade de assistir a espetáculos de natal, de verem outras decorações de natal e de passearem. Não esquecemos a confeção dos doces tão característicos desta quadra natalícia. E as oportunidades de convívio intra e inter geracional tiveram também o seu lugar no almoço de natal e convívio de natal com os nossos "utentes " mais crescidos. Foi um tempo muito preenchido, mas recheado de alegria e partilha onde as tradições de Natal permaneceram. A todas as crianças e suas famílias desejamos umas boas festas

Um feliz natal e um próspero 2024.

Carnaval (2024)carnaval2024 2carnaval2024 1

Chegou o carnaval

Vamos todos festejar,

É tempo de brincar

Ninguém leva a mal!

Vou atirar confetis pelo ar,

Cada um pode ser o que desejar,

Enquanto a festa durar,

Nós vamos brincar, brincar…

Dia do Pai (2023)dia do pai 1dia do paidia do pai 4

No dia 17 de março comemoramos o Dia do Pai na nossa instituição. Com todo o amor, as crianças elaboraram bonitas prendas para oferecer aos pais. E para tornar este dia especial, os pais foram convidados a partilhar momentos divertidos com os filhos.

"Amor de pai é assim, um pouco brincalhão e um pouco responsável mas sempre infinito."

Feliz Dia do Pai !

Dia da Mãe (2023)FB IMG 1686607489831FB IMG 1686607496214

O dia da MÃE não é um dia qualquer. Na semana que antecedeu esta data, as crianças da nossa instituição elaboraram com carinho alguns trabalhos para oferecerem às mães nesse dia especial.

Chegado o momento, houve emoção e euforia. Mães e filhos tiveram uma aula de dança orientada pela professora Cláudia. No final, ainda houve espaço para a entrega das lembranças e para saborear uma fatia de bolo.

Um dia para mais tarde recordar com carinho

Semana da Criança (2023)JPEG 20230602 220409 1015390106857623463IMG-20230602-WA0018

E porque as crianças são o melhor do mundo, decidimos homenagear as nossas crianças não só com um dia, mas sim com a semana da criança proporcionando-lhes momentos de muita diversão. Assistiram a um teatro realizado pela equipa pedagógica da instituição, brincaram ao ar livre no jardim do lar, com brinquedos antigos, alfaias agrícolas, tratores, casinha das bonecas entre outros. Enquanto os meninos do pré-escolar foram divertir-se nas atividades promovidas pela câmara municipal, os pequeninos de creche divertiram-se num belo piquenique, com muita comida e diversão à mistura. Foi uma semana repleta de surpresas e que as crianças adoraram.

Colónea balnear (2023)foto 2foto 1

Na passada sexta-feira, encerramos a época balnear... Duas semanas de muita diversão proporcionadas a mais de 120 crianças distribuídas pelas valências do pré-escolar, CATL e campo de férias.

Foram duas semanas de muitos banhos de mar, banhos de sol e castelos de areia!

Demos muitos mergulhos, andamos pelas rochas a explorar a natureza. Foi mesmo divertido!! E o melhor é que para o ano há mais!!